08/03/2015

Zeus: A coruja que parece ter estrelas nos olhos


Uma corujinha super especial chegou à instituição canadense Wildlife Learning Center (WLC), no verão de 2012. Encontrada na varanda de uma casa na Califórnia, magra e aparentemente cega, ela logo foi levada ao veterinário e tratada em uma clínica de reabilitação de vida selvagem. Os veterinários responsáveis, atestaram que ela não sobreviveria por conta própria em seu ambiente natural já que, com apenas 10% da visão, seria bem difícil caçar.

Essa coruja é Zeus, uma Coruja das Torres do Oeste (Megascops kennicottii) que recebeu este nome graças aos seus olhos deslumbrantes, que remetem ao céu e ao universo (Zeus, deus grego, senhor dos raios/trovão).

As pessoas que o vêem pela primeira vez dizem que ele parece ter "constelações nos olhos".

Zeus foi diagnosticado especificamente com conjuntivite, degeneração da córnea, endoteliopatia e uveíte anterior, que foram provavelmente causados por uma colisão enquanto voava ou por um predador. Sua condição geral é uma catarata capsular e as manchas brancas que brilham em seus olhos, e que dão aparência de estrelas, são o resultado de fibrina e de coágulos sanguíneos. Alguns descreveram seus olhos como uma "visão do universo".

Os cuidadores de Zeus dizem que ele exala uma presença pacífica e é extremamente calmo. E mesmo sendo pequeno, Zeus apresenta uma grande personalidade! Paul Hahn e David Riherd, co-fundadores da WLC dizem nunca terem visto nada parecido com os "olhos estrelados" de Zeus em outro animal, apesar de trabalharem há 40 anos com animais selvagens.

Zeus faz exames oftalmológicos periodicamente e apesar da quase completa cegueira, sua condição não lhe causa dor e ele é completamente saudável.



Zeus vive na sala de Paul Hahn, em um tronco sobre sua mesa e adora empoleirar-se tanto em seu tronco de árvore oco como em cima da mesa do co-fundador. "Ele é tão camuflado que a maioria das pessoas não o nota até que seja apontado. Outras pessoas, mesmo após notá-lo, acham que ele é um bicho de pelúcia, já que ele é tão calmo e pacífico."

Com hábitos noturnos, Zeus dorme durante o dia e acorda à noite. Quando as pessoas vêem Zeus abrir os olhos, eles geralmente demostram grande surpresa.

"Vimos pessoas praticamente tomado às lágrimas ao encontrar esta coruja especial". 

É notável que a deficiência de Zeus traz tanta consciência, sensibilidade e preocupação, não apenas para corujas, mas todos os tipos de animais selvagens, bem como o ambiente em que vivemos. "Zeus é verdadeiramente um embaixador para a vida selvagem".

Zeus é alimentados todos os dias por biólogos da WLC. Sua dieta normal é composta por um rato e oito larvas. Zeus recebe o melhor atendimento médico e cuidado possível e terá uma vida no Wildlife Learning Center.



Para ajudar a cuidar de Zeus ou qualquer um dos animais da WLC, a instituição está fazendo uma campanha para arrecadar fundos, a campanha online GoFundMe, e você pode ajudar em http://www.gofundme.com/ cpvfd8


Para saber mais sobre a instituição acesse:
Site 
Youtube
Instagram
Facebook

Confira mais fotos!







Fonte:
Fotos e vídeos retirados do página do Facebook e do perfil do Instagram
Site oficial Wildlife Learning Center

Um comentário:

  1. Eu já tinha visto na TV e no facebook e fiquei tipo UAU! Com a boca aberta, os olhos são fascinantes e você fica só observando, sem falar que ela é linda.
    Ain tenho mó amor por corujas, sério!
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir

Sua opinião é super importante. Obrigada por comentar!