23/02/2015

Athene cunicularia (coruja-buraqueira)

Athene cunicularia. By Terry Sohl

Classificação:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Nome científico: Athene cunicularia (Molina, 1782)
Nome popular: Coruja-buraqueira
Nome em Inglês: Burrowing Owl
Estado de Conservação: Pouco preocupante (IUCN
Distribuição geográfica: 












A coruja-buraqueira também é conhecida por caburé, caburé-do-campo, coruja-mineira, entre outros. Seu nome vem do grego, Athene (divindade Atena), e do latim, cunicularius (túnel, mina). Vive por pelo menos 9 anos em seu ambiente natural e 10 em cativeiro. Possui vinte e duas subespécies (A. c. cunicularia, A. c. amaura, A. c. apurensis, A. c. arubensis, A. c. boliviana, A. c. brachyptera, A. c. carrikeri, A. c. floridana, A. c. guadeloupensis, A. c. guantanamensis, A. c. grallaria, A. c. hypugaea, A. c. intermedia, A. c. juninensis, A. c. minor, A. c. nanodes, A. c. partridgei, A. c. pichinchae, A. c. punensis, A. c. tolimae, A. c. troglodytes, A. c. rostrata).
  • Descrição:
É uma coruja pequena (19-26cm / 140-240g), com pernas longas, cabeça redonda e sem tufos de orelha. Apresenta plumagem cor de terra, às vezes avermelhada, o que garante sua camuflagem no solo. Tem hábitos diurnos mas, possivelmente, também caça à noite (SICK, 1997). Possui disco facial redondo e marrom pálido, olhos amarelos, sobrancelhas brancas e, diferente da maioria das corujas, o macho é um pouco maior do que a fêmea.
Apresenta um grito forte e rouco e os filhotes ameaçam intrusos com um chocalhar que se assemelha bastante ao da cascavel. Seu voo é silencioso e suave e ela pousa ereta, ao contrário dos bacuraus (SICK, 1997). Possui uma ótima visão, apesar da visão binocular (enxerga um objeto com os dois olhos ao mesmo tempo), e uma excelente audição que permite localizar uma presa apenas ouvindo. 
  • Hábitos e hábitats:
São ativas geralmente ao amanhecer e entardecer, por isso são facilmente avistadas. São altamente terrestres e muitas vezes são vistas em cimo de um monte de terra, muros ou postes - freqüentemente em um pé só. Vive em ambientes abertos como campos, restingas e planícies, e em áreas urbanas como aeroportos, terrenos baldios e jardins. Prefere ocupar buracos abandonados por outros animais, apesar da capacidade de cavar, e os utiliza para descansar, nidificar e se esconder.
Costumam revestir o ninho com vários materiais incluindo estrume. O estrume atrai besouros que o utilizam para botar seus ovos, o que proporciona uma farta alimentação para as corujas-buraqueiras. Além disso, o esterco também ajuda a controlar a temperatura dentro do buraco, evitando que fique muito quente.
Athene cunicularia. By Lívio Soares e Jeff Cartier

  • Alimentação e caça:
Os hábitos alimentares da coruja-buraqueira podem mudar de acordo com a localidade e a época do ano. Grandes insetos como gafanhotos e besouros constituem grande parte de sua alimentação, mas também faz parte pequenas aves e roedores, que podem ser suas presas preferidas. São consideradas eficientes controladoras de pragas urbanas.
A forma como captura suas presas é bastante versátil. Elas perseguem gafanhotos e besouros no chão, usam suas garras para pegar grandes insetos no ar, ou ainda, pairam no ar antes de ir em direção à presa. 
Athene cunicularia. By Lívio Soares e Danielle Munzing

  • Reprodução:
São geralmente monogâmicas mas, ocasionalmente, um macho pode ter duas companheiras. O macho realiza voos de exibição - subindo rapidamente, pairando por 5 a 10 segundos, e depois caindo. Esta sequência é repetida muitas vezes e voos circulares também podem ocorrer. Nidificam em buracos e os machos costumam voltar ao mesmo - ou à área próxima, todos os anos. Uma pequena área ao redor do ninho é agressivamente defendida contra invasões por outras corujas-buraqueira e predadores. Agrupamentos dessas corujas foram relatados e podem ser uma resposta a um local com abundância de tocas e comida, ou mesmo uma adaptação para a defesa mútua. Membros da colônia podem alertar uns aos outros quando há aproximação de predadores e, juntos, tentar expulsá-lo.
Põe em média 6-11 ovos, mas pode atingir até 12. A incubação dura de 28 à 30 dias e é feita exclusivamente pela fêmea. Nessa época o macho é responsável por proteger o ninho e trazer alimento para à fêmea. Após o nascimento dos filhotes, os cuidados também são realizados pelo macho até que eles completem 14 dias, quando já podem ser vistos empoleirados na entrada da toca. Os filhotes só sairão do ninho com cerca de 44 dias e começarão a caçar insetos após 49 dias.
Athene cunicularia. By Lívio Soares

  • Curiosidades:
 - Em algumas subespécies de corujas-buraqueiras os olhos tão grandes que chegam a ser maiores que o próprio cérebro;
- Um casal de corujas-buraqueiras consome de 12.300 a 26.200 insetos, e de 540 a 1.100 roedores por ano (Motta-Junior, 2006).;
- Há corujas-buraqueiras com plumagem albina e flavística. A plumagem albina é caracterizada pela ausência total de pigmentos, deixando as penas brancas, bico e patas mais claros e olhos vermelhos. Indivíduos albinos possuem baixa resistência ao sol e têm a visão é afetada. Já a plumagem flavística caracteriza a diminuição ou perda total da melanina, deixando a cor das penas em tons canela.
Athene cunicularia com plumagem flavística e albina.





Referências:

SICK. H. 1997. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira.

The Owl Pages - [Burrowing Owl - Athene cunicularia] Disponível em: <http://www.owlpages.com/> Acessado em 21 de Fevereiro de 2015

The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2014.3. Disponível em: <www.iucnredlist.org>. Acessado em 21 February 2015.

Portal Aves de Rapina Brasil - [Corujas do Mundo: Uma breve introdução] Disponível em: < http://www.avesderapinabrasil.com/ > Acesso em: 21 de Fevereiro de 2015
WikiAves - [Coruja-buraqueira] Disponível em: <http://www.wikiaves.com.br/ > Acessado em 21 de Fevereiro de 2015

Motta-Junior, J.C.; Bueno, A,A; Braga, A.C.R (2006) Corujas Brasileiras. Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário.

Sua opinião é super importante. Obrigada por comentar!